........................
..............................................................
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Assembléia Rotary Alexandria - Treinamento PLC
No dia 06 de novembro aconteceu no centro de Fisioterapia da cidade de Alexandria a 1ª Assembléia do Rotary Club local com o intuito de prover conhecimentos sobre a nova estrutura administrativa fornecida pelo Rotary Internetional: O Plano de Liderança de Clubs.
A palestra foi proferida pelo companheiro Tardelly Wanderley (Diretor de Treinamento Distrital de Rotaract) que vem realizando diversas assembléias nos clubes do nosso Distrito 4.500.
O Rotaract Club de Tenente Ananias são apadrinhados pelo RC Alexandria, assim como o Rotaract Club de Alexandria. Estiveram presentes os companheiros Tardelly, Lidiane, Simone, Adriana, Maria, Janicleide, Branquinha e Wenne do RCT Tenente Ananias.
Após o treinamento os companheiros Day Oliveira (Presidente), Diassis Almeida (Vice), Nazareno Oliveira (Secretario), Auzira Carlos, Suelli Moreira, Ivanes Quindino, Zélia Joana, o vereador Ferreira de Andrade, Zélia de Andrade e José Dantas oferecemos aos companheiros do RCT Tenente Ananias um excelente jantar na Pizza 1, estabelecimento comercial recém inaugurado.
O evento contou com a cobertura do site www.novoclique.com do companheiro Marcos Almeida.
Veja Abaixo fotos da assembleia.
Dia Mundial de Luta Contra a Aids
De 1980 a junho de 2010, foram registrados 592.914 casos de Aids no Brasil, de acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Ao longo desse período, mais de 220 mil mortes ocorreram em decorrência da doença.
Outro dado preocupante é que o resultado do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2010 afirma que, embora os jovens tenham elevado o conhecimento sobre a prevenção da patologia, há tendência de crescimento do HIV entre eles. O levantamento feito com mais de 35 mil garotos de 17 a 20 anos indica que, em cinco anos, a prevalência do vírus nessa população passou de 0,09% para 0,12%.
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), confira dez mitos sobre a enfermidade, que fazem parte da campanha 10 Mitos e 1 Verdade: a Aids existe. Previna-se, realizada em São Paulo pelo Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, com o apoio da Abbott. As explicações abaixo são de Camila Macedo Guastaferro, psicóloga, educadora sexual e coordenadora de projetos do Instituto Kaplan.
1 - HIV e Aids são a mesma coisa
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), doença que ataca o sistema imunológico. Há muitas pessoas soropositivas (com o vírus) que vivem durante anos sem desenvolver a síndrome.
2 - Não é preciso se preocupar com a Aids porque já existe tratamento
Em primeiro lugar, a Aids tem tratamento, mas não apresenta cura. Além disso, os medicamentos devem ser tomados por toda a vida e podem causar efeitos colaterais, como diarreia e vômito.
3 - Quem é HIV positivo não precisa fazer sexo seguro
Sexo sem proteção pode fazer com que a pessoa entre em contato com outro subtipo de HIV ou ainda aumente a sua carga viral. Fora isso, abre espaço para contrair outras doenças sexualmente transmissíveis.
4 - Sexo oral não transmite o HIV
O sexo oral também proporciona contato direto com secreções sexuais e, caso haja algum ferimento na boca ou no tubo gástrico de quem o faz, pode ocorrer a transmissão, sim.
5 - Um casal virgem não corre risco de pegar HIV
O vírus não é transmitido apenas pelo sexo. Pode-se contraí-lo ao compartilhar seringas e agulhas; em transfusão de sangue contaminado; durante o parto normal. Portanto, alguém virgem pode ser portador do vírus e passá-lo.
6 - Quem tem parceiro fixo não precisa usar camisinha
Mesmo se for feito um teste que comprove que o parceiro não é portador do HIV, ele pode adquirir depois.
7 - Quem tem HIV não pode ter filhos
Se o casal tem algum portador do vírus, é importante procurar por um médico para indicar as formas de evitar a transmissão para o filho e o parceiro. Vale mencionar que o HIV não afeta a fertilidade.
8 - A Aids pode ser transmitida pelo beijo
A saliva não tem carga viral suficiente para transmitir a doença. Mas, se o portador tiver um sangramento considerável na boca e o parceiro apresentar uma ferida, pode haver contágio. A situação é rara.
9 - O teste de HIV só deve ser feito quando há suspeita de Aids
É importante descobrir o vírus o quanto antes para evitar a Aids e suas complicações. Portanto, quem praticou sexo inseguro, compartilhou seringas e teve contato com sangue deve fazer o teste.
10 - Quem tem HIV desenvolverá Aids, inevitavelmente
O tratamento oferece a possibilidade de a Aids não se manifestar.
Historia do Rotaract Club de Tenente Ananias
Com pouco mais de 24 anos de fundação, o Rotaract Club de Tenente Ananias, clube patrocinado pelo Rotary Club de Alexandria, possui um trabalho bastante conhecido e reconhecido pela população tenenteananiense e o distrito 4500. Foi fundado em 24 de agosto de 1986 e reconhecido junto ao Rotary Internacional em 28 de maio de 1987. Com ações de sucesso e muitas parcerias, o RCT já recebeu vários elogios e conquistou a confiança dos demais clubes, recebendo vários reconhecimentos tanto dos grandes clubes de Rotary, quanto dos Rotaract Clubs no âmbito do Distrito 4500, que compreende os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nosso club possui uma grande quantidade de prêmios conquistado pelos trabalhos realizadas, entre eles destaca-se quatro troféus de club Padrão (Reconhecimento de melhor club do distrito).
O clube é formado por 24 sócios, 15 sócio-honorários e muitos convidados em sua maioria profissionais das mais diversas áreas que dedicam parte do seu tempo as atividades do clube, dando ênfase principalmente aos trabalhos sociais, sendo este o pilar principal de sustentação do clube, motivo maior do empenho e dedicação de todos os seus sócios.
Assinar:
Postagens (Atom)